segunda-feira, 16 de março de 2009

O professor e as tecnologias



Pensar em tecnologia é lembrar de evolução, persistência e determinação. Cada recurso tecnológico disponível tem uma longa história que partiu de uma idéia, de um sonho ou de um objetivo.

Com o passar de tempo, esses recursos tornaram-se uma realidade indispensável em nossas vidas. Quem não se integra a eles acaba sendo excluído e chegará um momento em que todos terão que se engajar pessoal ou profissionalmente, pois as tecnologias proporcionam conforto e praticidade.

O professor, especificamente, não tem como fugir dessa realidade. Torna-se cada vez mais necessário sua formação tecnológica. Primeiro, porque seus alunos já possuem esse conhecimento e acabam trazendo-o para a sala de aula; segundo, porque é crescente a presença desses recursos dentro da escola e terceiro porque é uma exigência da globalização.

É interessante que, para alguns professores, alguns recursos são indispensáveis, para outros é como se não existissem. Conseguem trabalhar o ano inteiro sem lançar mão de muitos deles, ficando apenas no tradicional.

Para mim, é um desafio utilizar os recursos disponíveis na escola, desde o mais simples ao mais sofisticado. Não consigo estar “por fora”, deixar de aprender a trabalhar com algo que facilita ou torna meu trabalho mais interessante para mim e para meus alunos.

Assim sendo, procuro aprender com meus colegas, ou através de cursos, a utilizar todos os recursos que minha escola possui e acredito que fazendo isso, estou investindo não apenas no meu lado profissional, mas também tornando-me uma pessoa melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário